extra-img

A Guerra Fria

A Guerra Fria

     Podemos dizer que a guerra fria foi uma guerra não declarada entre os Estados Unidos e a ex-União Soviética, que se traduzia na competição por áreas de influência, corrida armamentista, espionagem etc..

 Guerra Fria     Os maiores símbolos da guerra fria são as duas organizações militares, que reuniam países dos dois sistemas, a OTAN (organização do Tratado do Atlântico Norte, criada em 04 de abril de 1949) e o Pacto de Varsóvia, criado em 14 de maio de 1955.

     A rivalidade geopolítica entre Estados Unidos e ex-União Soviética significou, também, uma confrontação entre o ideal de uma sociedade baseada na economia de mercado e na democracia política (o capitalismo) e o de uma sociedade baseada na planificação econômica estatal e na hegemonia de um único partido (o chamado "socialismo real").

     Outra característica foi o desenvolvimento do arsenal de armas nucleares capazes de destruir a humanidade, gerando um novo equilíbrio de poder, onde as divergências não poderiam ser solucionadas pela via da guerra direta entre as superpotências, seria uma guerra onde não haveriam vencedores.

     A ordem da guerra fria durou de 1947 até 1989. A rivalidade entre as duas superpotência obedecia as regras do "equilíbrio do terror", ou seja, a capacidade  de aniquilação global de ambas.

guerra fria 2

O mundo bipolarizado durante a guerra fria, 1947-1989

- A GUERRA FRIA E O ROCK

     A guerra fria se refletia, também, nas artes, esportes e música. Um dos grupos que satirizou a guerra fria em suas músicas foi o Golden Earring, como no clip abaixo:

     No clip abaixo, Ney Matogrosso canta o poema de Vinîcius de Moraes, Rosa de Hiroshima:

 

 

 

  •  

  •